1. Histórico
A Polícia Militar do Amapá tem sua origem na Guarda Territorial criada na década de 1940. Subordinada diretamente ao Governo do Território tinha como missão a manutenção da ordem interna. De caráter civil, abrigava jovens da região que se dividiam entre o trabalho na construção civil e na segurança pública.
Em 26 de novembro de 1975, cria-se a POLÍCIA MILITAR DO AMAPÁ através da Lei n° 6.270. Força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, nesses mais de 68 anos de História a Polícia Militar tem atuado no cumprimento de sua missão constitucional, buscando aproximação dos órgãos de segurança pública e a comunidade, visto ser considerada, atualmente, a melhor estratégia para a implantação de uma efetiva segurança comunitária, cujos fundamentos estão no respeito aos direitos humanos.
Sua MISSÃO é realizar o policiamento ostensivo fardado, visando a preservação da ordem pública, por meio de práticas preventivas e repressivas imediatas da criminalidade e da violência, que assegurem o cumprimento da lei, o exercício dos poderes constituídos e que proporcionem a segurança social, delimitadas pela filosofia de polícia comunitária e pelo estrito respeito aos direitos humanos.
Tem como VISÃO ser prestigiada enquanto instituição ligada à área da segurança social, alicerçada sobre os pilares doutrinários da Polícia Comunitária, dos Direitos Humanos e do Policiamento Inteligente.
PMAP - Polícia Militar do Amapá
Av. FAB, 80. Fone: (96) 3084-8000
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International